Notícias

Empreender: como concretizar o seu sonho

A primeira etapa é entender o setor em que pretender atuar, seus potenciais e dores

Abrir um negócio e ser o seu próprio chefe é o sonho de milhares de pessoas. Segundo o Sebrae, 11,5 milhões de brasileiros trilham esse caminho hoje no Brasil. E ter esse sonho é o primeiro passo, mas só ficar no campo das ideias não é o suficiente, o primeiro passo é tornar esse desejo uma realidade e isso só será possível com muito planejamento, paciência e dedicação. Antes embarcar nessa jornada do empreendedorismo, é importante considerar algumas fases. Para simplificar, vamos pensar em um exemplo bem popular ultimamente, o food truck. Você tem a aspiração de ter um negócio como esse? A partir disso, dá para projetar o futuro e o que será preciso para chegar lá.

A primeira etapa é entender o setor em que pretender atuar, seus potenciais e dores. Quais são as principais dificuldades de quem vende comida na rua? E as necessidades do consumidor que os “trailers” atuais não atendem? Será que esse formato é mesmo rentável? Como escolher um bom ponto e cardápio atrativo? E quem serão meus concorrentes diretos e indiretos? E o público? As respostas só virão com muita pesquisa e estudo.

Entendeu o mercado? É hora de começar? Claro que não! Aqui começa a segunda parte do seu sonho, o planejamento. Ele precisa especificar primeiramente o quanto você tem que investir, qual será a sua receita, os custos e a previsão de retorno. Após isso, é preciso pensar qual será a estrutura necessária para abrir o food truck como uma van, equipamentos de cozinha industrial, software para cuidar das vendas e estoque, profissionais, pratos e copos, alimentos, licença da prefeitura e por aí vai. Também devem estar bem claros na sua mente quais serão os seus diferenciais. O molho? O sanduíche? O preço? Você terá que encontrar algo que te torne único, se comparado com outros concorrentes do mercado.

Agora que você já estudou o setor e estruturou o plano de negócio, parece que o trabalho mais complicado ficou para trás, não é mesmo? Que nada! É aqui que começam os reais desafios. Na gestão de um negócio, você tem que controlar tudo, o tempo todo. Se não souber qual é o seu fluxo de caixa, como vai diferenciar o que é realmente lucro? Outra coisa que costuma assombrar a vida de um empreendedor são os impostos e a questão salarial. O Brasil tem uma legislação complexa e uma carga tributária alta e sem uma boa gestão, você pode encontrar muita dificuldade - aqui procurar por uma tecnologia que se adapte ao seu perfil e ajude no controle de todas as operações é uma boa saída para evitar dor de cabeça. Outro ponto crucial é a remuneração, pois você tem que estabelecer qual será o seu salário. Sim, não dá para considerar que o lucro é todo seu. É preciso pensar no futuro da empresa, fazer uma reserva para investir e se preparar para imprevistos.

Food truck funcionando a todo vapor, dá para dar aquela relaxa, né? Nem pensar! Empreender requer atenção o tempo, quando se supera uma dificuldade, surge outra e por aí vai. Por isso, você precisa monitorar o perfil das suas vendas - por exemplo, quando aumentam as saídas de lanche natural, as de suco sobem – ver o que os seus concorrentes estão fazendo, acompanhar de perto os preços dos insumos, se manter informado sobre o mundo do empreendedorismo e assim por diante.

Ainda não falei sobre um item extremamente importante, o cliente. Aqui, você terá que avaliar situações como: quem para no seu ponto? Com qual frequência? São pessoas da região? Homens ou mulheres? Jovens? O que consomem? Quem manda são eles, sem consumidores fiéis, seu negócio não vai prosperar.

Estudar o mercado que desejar atuar, estruturar um plano de negócio, ter paciência para lidar com os problemas do dia a dia e para esperar o retorno do investimento feito, ter disciplina com as contas e administração, atenção constante com o cliente e ficar de olho no mercado, fazem parte da receita para se obter sucesso. Caso contrário, você verá o seu sonho se transformar em frustação e dívidas. Além disso, seu negócio vai fazer parte da estatística de 45% das microempresas que “morrem” antes de completar dois anos de existência. Ter um sonho é o primeiro passo, mas se você pular algumas das fases que comentei, ele pode se transformar em pesadelo. Primeiras lições anotadas? Partiu empreender!

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.1631 5.1656
Euro/Real Brasileiro 5.5387 5.5467
Atualizado em: 25/04/2024 16:34

Indicadores de inflação

01/2024 02/2024 03/2023
IGP-DI -0,27% -0,41% -0,30%
IGP-M 0,07% -0,52% -0,47%
INCC-DI 0,27% 0,13% 0,28%
INPC (IBGE) 0,57% 0,81% 0,19%
IPC (FIPE) 0,46% 0,46% 0,26%
IPC (FGV) 0,61% 0,55% 0,10%
IPCA (IBGE) 0,42% 0,83% 0,16%
IPCA-E (IBGE) 0,31% 0,78% 0,36%
IVAR (FGV) -0,37% 1,79% 1,06%