Notícias
Advogado destaca retrocesso na Revisão da Vida Toda com votos no Supremo Tribunal Federal
Dr. Márcio Coelho, advogado trabalhista e previdenciário, condena decisão do STF que pode prejudicar aposentados
No último domingo (25), o Supremo Tribunal Federal (STF) deu mais um passo desfavorável em relação a Revisão da Vida Toda, com o voto contrário da ministra Cármen Lúcia. Com isso, o placar chega a 4 a 0 pela manutenção da decisão que impede o recálculo dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O advogado trabalhista e previdenciário, Dr. Márcio Coelho, expressou sua profunda decepção e criticou a decisão: "Essa decisão do STF coloca uma pá de cal na Revisão da Vida Toda, prejudicando milhares de aposentados que contavam com o reconhecimento de seus direitos", afirma. Ele relembra que, em dezembro de 2022, o STF havia validado a possibilidade de aplicar a regra mais vantajosa no cálculo dos benefícios, o que trouxe esperança para muitos segurados: "Agora, vemos essa esperança sendo destruída por uma decisão que anula os votos de ministros aposentados e que gera perplexidade entre os operadores do Direito", acrescentou.
Dr. Márcio enfatiza que a Revisão da Vida Toda é um tema central para os aposentados que contribuíram ao longo de toda a sua vida e que poderiam ter seus benefícios recalculados de forma mais justa: "Estamos vendo um retrocesso jurídico que fere diretamente os direitos daqueles que mais precisam", alerta o advogado, destacando a importância de continuar lutando pelos direitos dos aposentados mesmo diante desse cenário desfavorável.
O advogado ainda critica o cálculo apresentado pelo governo, que estima um impacto financeiro de R$480 bilhões com a revisão. Ele apoia o recurso apresentado pelo Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev), que aponta que as despesas seriam bem menores, na casa de R$3,1 bilhões. "Uma pena que a Corte tenha se baseado em números questionáveis para tomar uma decisão que afeta tantas vidas", lamenta Dr. Coelho.
A decisão final sobre os embargos ainda depende dos votos dos ministros restantes, mas, segundo o Dr. Coelho, "a lógica aponta para a manutenção desse retrocesso". Mesmo assim, ele continua a ser uma voz ativa na defesa dos direitos dos aposentados, criticando a postura do STF e chamando atenção para as injustiças sofridas por essa parcela da população.
Dr. Márcio Coelho atua nas áreas trabalhista e previdenciária há mais de 40 anos. Durante sua carreira, foi Presidente da Comissão de Acidentes do Trabalho da OAB-SP e é Conselheiro do Instituto Arnaldo Faria de Sá.
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.6619 | 5.6649 |
Euro/Real Brasileiro | 6.34921 | 6.36537 |
Atualizado em: 08/05/2025 20:58 |
Indicadores de inflação
02/2025 | 03/2025 | 04/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 1,00% | -0,50% | 0,30% |
IGP-M | 1,06% | -0,34% | 0,24% |
INCC-DI | 0,40% | 0,39% | 0,52% |
INPC (IBGE) | 1,48% | 0,51% | |
IPC (FIPE) | 0,51% | 0,62% | 0,45% |
IPC (FGV) | 1,18% | 0,44% | 0,52% |
IPCA (IBGE) | 1,31% | 0,56% | |
IPCA-E (IBGE) | 1,23% | 0,64% | 0,43% |
IVAR (FGV) | 1,81% | -0,31% |