Notícias
“Ponto a Ponto”: FecomercioSP lança boletim trimestral com orientações para a tomada de decisão empresarial
Com elementos gráficos de fácil assimilação, publicação analisa os movimentos do mercado e dos consumidores
Em um mundo cada vez mais competitivo, os dados se tornaram o braço direito da gestão de negócios. Contudo, ter acesso às informações não é o bastante. É preciso saber interpretar, selecionar e, sobretudo, relacionar indicadores para, de fato, utilizá-los a favor da empresa.
Pensando nisso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) lança o Ponto a Ponto, boletim trimestral com orientações para a tomada de decisão empresarial.
Com linguagem acessível e apoiada por elementos gráficos, a publicação traduz, com base em dados da própria Entidade e índices macroeconômicos, o cenário atual para os empreendedores.
Coproduzido pelas equipes econômica e de comunicação, o boletim se propõe a examinar as percepções dos empresários acerca da economia, as condições do consumidor como peça fundamental das decisões de compra e o impacto do custo de vida sobre os negócios.
De acordo com Altamiro Carvalho, assessor técnico da FecomercioSP, hoje em dia, buscar informação é condição fundamental para qualquer empresa prosperar. Deste modo, os empreendedores precisam estar cientes da situação do mercado no qual atuam, bem como do País como um todo.
“Indicadores são informações – e informações são ferramentas das mais valiosas para gerenciar qualquer tipo de empreendimento”, afirma Carvalho. “Além disso, são com essas ferramentas que se minimiza o risco do negócio”, complementa.
Na mesma linha, Fábio Pina, também assessor técnico da Entidade, ressalta que o acompanhamento adequado da conjuntura econômica é feito por meio da análise de dados, o que capacita o empreendedor para a tomada de decisão.
“Por exemplo, a empresa opera em uma situação normal. De repente, vem uma pandemia. E agora? É preciso acompanhar indicadores para entender o novo cenário”, destaca Pina. “E os índices não servem apenas para situações excepcionais. Se sobe a taxa de juros, se ocorre uma crise na China, se o governo libera mais crédito... Tudo isso a Federação acompanha, e o empresário tem de fazer o mesmo”, sinaliza.
O boletim nasce justamente com os objetivos de traduzir, em linguagem clara e objetiva, o cenário econômico e apontar práticas assertivas da boa gestão empresarial.
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.6516 | 5.6616 |
Euro/Real Brasileiro | 6.38978 | 6.40615 |
Atualizado em: 02/05/2025 18:22 |
Indicadores de inflação
02/2025 | 03/2025 | 04/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 1,00% | -0,50% | |
IGP-M | 1,06% | -0,34% | 0,24% |
INCC-DI | 0,40% | 0,39% | |
INPC (IBGE) | 1,48% | 0,51% | |
IPC (FIPE) | 0,51% | 0,62% | |
IPC (FGV) | 1,18% | 0,44% | |
IPCA (IBGE) | 1,31% | 0,56% | |
IPCA-E (IBGE) | 1,23% | 0,64% | 0,43% |
IVAR (FGV) | 1,81% | -0,31% |