Notícias

Suspensão de benefícios nos casos de morte de pessoas homônimas: o que é, quando acontece e o que fazer?

Benefício é reativado nos casos que o segurado comprova se tratar de pessoa com mesmo nome

A suspensão de benefícios nos casos de morte de pessoas homônimas (com o mesmo nome) é uma prática adotada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para evitar fraudes. O procedimento é uma medida de precaução e, na maioria das vezes, pode ser revertida.

Por que o INSS suspende o benefício? A medida é tomada para impedir que benefícios continuem sendo pagos indevidamente após o óbito do segurado. Para solucionar possíveis problemas nesse sentido basta que o beneficiário entre em contato com o INSS através do telefone 135 ou do aplicativo Meu INSS, e, se necessário, apresente a documentação exigida pelo órgão para confirmar o caso de homônimo.

É importante ressaltar que a possibilidade de cancelamento total do benefício é rara e somente ocorre após uma investigação mais detalhada, quando se identifica que o óbito se refere a alguém com nome, CPF, nome dos pais, data de nascimento e outros dados idênticos. Parece impossível, mas pode ocorrer.

A verificação dessas informações não se restringe apenas aos cartórios, uma vez que o INSS também integra seus dados com outras bases governamentais. A título de exemplo, quando ocorrem óbitos de segurados do órgão em hospitais, as secretarias de saúde dos estados podem realizar o compartilhamento de dados com o INSS, permitindo uma maior agilidade no processo.

A precaução do INSS em relação a homônimos é uma medida fundamental para garantir a integridade do sistema previdenciário e assegurar que os benefícios sejam destinados corretamente.

Pelo aplicativo ou site Meu INSS é possível pedir a reativação do benefício.

Confira o passo a passo

  • Acessar o Meu INSS com login e senha da plataforma Gov.br
  • Buscar a alternativa "Novo pedido"
  • Selecionar a opção "Novo requerimento"
  • Em seguida, acessar "Atualizações para manutenção do benefício"
  • Depois, clicar em "Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido"
  • Selecionar o benefício que deseja ativar
  • Verificar os dados e, se estiver tudo certo, apertar "Avançar"
  • Preencher as informações requisitadas e concluir o pedido

Confira nossas redes:

Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Twitter: https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial

Edição: Martha Imenes/Ascom

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.8673 5.8694
Euro/Real Brasileiro 6.3547 6.3627
Atualizado em: 01/11/2024 17:59

Indicadores de inflação

07/2024 08/2024 09/2024
IGP-DI 0,83% 0,12% 1,03%
IGP-M 0,61% 0,29% 0,62%
INCC-DI 0,72% 0,70% 0,58%
INPC (IBGE) 0,26% -0,14% 0,48%
IPC (FIPE) 0,06% 0,18% 0,18%
IPC (FGV) 0,54% -0,16% 0,63%
IPCA (IBGE) 0,38% -0,02% 0,44%
IPCA-E (IBGE) 0,30% 0,19% 0,13%
IVAR (FGV) -0,18% 1,93% 0,33%